Blog de Cervejas - AMBEV omiti teor alcoólico de cerveja e recebe multa de R$ 1 milhão

Nesta última quarta-feira, dia 01/10, a AMBEV foi condenada a pagar o montante de R$ 1 milhão pela comercialização da cerveja Kronenbier que trazia em seu rótulo a informação de que não existia álcool, quando sua composição tem a quantidade de 0,3g/100g.

Foto: Reprodução

Destaco este fato que ocorreu em Santa Catarina porque a empresa é velha conhecida por vender Kronenbier com álcool, afinal além deste processo a AMBEV também respondeu pelo mesmo processo 
em 2012 no Rio Grande do Sul.
O valor (R$ 1 milhão) arbitrado em ação movida pela Associação Brasileira de Defesa da Saúde do Consumidor, reverterá em favor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, instituído pela Lei Estadual n. 15.694/2011, de forma a possibilitar a implementação de medidas em favor dos consumidores de Santa Catarina.
A defesa da multinacional é baseada no decreto de 1997, cujo teor classifica como sem álcool toda aquela que tenha em sua composição menos de 0,5g/100g , não havendo necessidade de constar isso no rótulo.
Felizmente a decisão do STJ foi:
"A dispensa da indicação, no rótulo do produto, do conteúdo alcoólico, prevista no já revogado [...] Decreto 2.314/97, não autorizava a empresa fabricante a fazer constar neste mesmo rótulo a não veraz informação de que o consumidor estaria diante de cerveja 'sem álcool'.
Você que foi multado no bafômetro após ter consumido Kronenbier, você que usa medicamentos controlados e não pode consumir álcool, você que tem alergia, eu lhe digo o seguinte: enquanto você leu este artigo, várias pessoas consumiram esta cerveja e agora estão atrás de um volante! 
Saiba que a melhor forma de protesto contra uma empresa não é você falar mal dela, mas deixar de dar lucros à ela.

Foto: Reprodução

Assim como em qualquer outro artigo que faço, dou a minha opinião no final, sinceramente, como consumidor, como brasileiro, eu me envergonho por saber que pessoas podem ter sofrido danos piores por conta deste caso, podendo pagar com a própria vida, e o causador terá de pagar uma quantia para ser "liberado", eu, me sinto lesado ao saber disso porque confesso que já consumi o produto acima citado e dirigi logo em seguida, hoje eu poderia não estar escrevendo esta matéria, poderia ter causado um acidente fatal e ter sido considerado um motorista imprudente por ter "misturado" álcool e direção. E no final, quem seria condenado? Acho que colocar a vida de pessoas em risco não merece a punição financeira, gostaria de ver algemas nos pulsos de quem colocou a minha vida e a de outros em risco. 
Com tristeza e dolo eu compartilho a informação com vocês!

Se for beber Kronenbier, não dirija!

Artigos Relacionados

Anterior
Next Post »