A agência de marketing digital Havas Helia usou o conceito Big Data
para criar a cerveja 0101.
Os registros foram cruzados com 24 emoções pré-definidas.
Com base nisso, foram feitas 38 correlações, que ajudaram na definição da
bebida.
A Havas Helia usou a tecnologia Watson Alchemy para analisar
2,8 mil receitas com base em ingredientes, sabores e reviews.
O sistema da IBM contribuiu para enquadrar o sabor em
parâmetros emocionais definidos. E, desta forma, foi possível criar uma lista com
dez cervejas que combinavam com as emoções identificadas.
O passo seguinte foi encontrar os padrões nos ingredientes
de cada uma destas receitas e estabelecer quais seriam colocados na cerveja
0101.
Entre os insumos utilizados; o mel e duas variedades de
lúpulo (Nelson Sauvin e Hallertauer).
“Enquanto o mel representa celebração e amor, o lúpulo
Nelson Sauvin indica otimismo, imaginação e resoluções, e o Hallertauer
expressa animação e emoção”, explicam os criadores da bebida.
A cerveja foi elaborada em parceria com a cervejaria
britânica High Peak Brewing e será lançada em edição limitada com a
comercialização de apenas 500 garrafas.
Fonte: Computer World
EmoticonEmoticon