Blog de Cervejas - O sucesso da Vila

Para estrear a coluna Cerveja nos Negócios, escolhemos uma case de sucesso e referência.
Em setembro de 2014 o Empório Vila Germânica tornou-se o principal ponto turístico de Blumenau-SC, segundo as avaliações do site TripAdvisor, onde 53% do público deu nota máxima ao local.
Como toda Case de Sucesso, o início teria de ser turbulento, não foi diferente com o Empório Vila Germânica, o local era movimentado apenas uma vez por ano, durante o período da Oktoberfest, no restante do ano os lojistas ficavam com seus empreendimentos vazios e seu quadro de funcionários bem reduzido.
Em 2011 foi criada a Associação dos Lojistas da Vila Germânica, com a intenção de transformar o ponto turístico bem sucedido o ano inteiro. Com diversos tipos de lojas e suas interligações de produtos o Empório Vila Germânica começou a tomar um novo rumo.
Os lojistas aderiram um novo padrão, os estabelecimentos iriam abrir todos os dias, assim os clientes poderiam comprar em todas as lojas o complemento do produto que comprou em outra, pois, o Empório conta com lojas, restaurantes, choperias e agências.

A proposta é "Antes de ser bom para o turista, tem que ser bom para o blumenauense." declarou o empresário Valmir Zanetti, presidente da Associação, para a revista Empresário.
                            Imagem: Daniel Zimmermann
Hoje em dia as lojas estão com um quadro maior de funcionários e seus estabelecimentos estão abertos e faturando o ano inteiro.
Alguns dos pontos que ajudaram a fixar o Empório Vila Germânica como ponto turístico da capital da cerveja, foram:
- Horário; as lojas que antes não tinham um padrão de funcionamento, hoje funcionam como uma engrenagem, onde um estabelecimento complementa o outro, oferecendo um mix em produtos que atendem todos os gostos e estilos..
- Marketing Indor; os principais eventos de Blumenau são realizados na Vila Germânica, que fica dentro do Empório, todo o público que for a algum deles, certamente passará pela frente de alguma vitrine muito bem planejada e realçada para aquela ocasião.
- Marketing Digital; em dezembro de 2012, o Empório da Vila Germânica lançou o seu blog, com novidades que acontecem no cotidiano dos empreendimentos e no site há o glossário de todas as lojas que compõe a estrutura, há muita informação no ambiente virtual e vale a pena manter-se conectado em tudo o que há de novo por lá.
- Novidades; Muitas novidades do ramo cervejeiro passam por aqui, recentemente a revista Ein Bier teve seu lançamento oficial durante o Festival de Botecos, antes disso, o jornal Bier Lust teve sua primeira edição distribuída na Oktoberfest, Workshops de degustação e produção de cerveja caseira também são realizados no local.
- Foco na satisfação; uma receita antiga que muitos empreendedores não conseguem dar o devido valor é a satisfação do cliente, vender é a ideia, mas vender novamente é o desafio. Uma ótima visão dos empresários do complexo foi a criação do playground instalado recentemente para entreter as crianças enquanto os pais aproveitam as lojas e os pontos gastronômicos.  A ideia partiu dos próprios lojistas. Ainda neste ano foram implantadas 60 câmeras de vigilância para garantir mais segurança aos visitantes, e também foi permitida a entrada de pets no complexo, que anteriormente era proibida.
- Entretenimento; os pontos gastronômicos oferecem música ao vivo todos os dias.
Foto: Reprodução
O Empório da Vila Germânica está crescendo junto com o movimento cervejeiro da região do Vale Europeu, felizmente os empresários estão conseguindo alinhar as novidades do setor com a sua realidade de negócio, os resultados estão sendo animadores, pois, segundo Zanetti, há fila de espera para novos empreendedores que desejam ter um estabelecimento no local.
O sucesso do Empório não é apenas regional, durante o mês de dezembro visitaram o local mais de 100 ônibus com turistas chilenos, em um total de 188 ônibus de visitação em um único mês, isso gerou um crescimento turístico de 27%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
O público alvo do Empório Vila Germânica deixou de ser apenas turistas em determinados períodos do ano, e a receita de dedicação dos empresários em atender todos o ano inteiro com grande excelência, está dando certo.


Artigos Relacionados

Anterior
Next Post »