Para estrear a coluna Cerveja nos Negócios, escolhemos uma case de sucesso e referência.
Em setembro de 2014 o
Empório Vila Germânica tornou-se o principal ponto turístico de Blumenau-SC,
segundo as avaliações do site TripAdvisor, onde 53% do público deu nota máxima
ao local.
Como toda Case de
Sucesso, o início teria de ser turbulento, não foi diferente com o Empório Vila
Germânica, o local era movimentado apenas uma vez por ano, durante o período da
Oktoberfest, no restante do ano os lojistas ficavam com seus empreendimentos
vazios e seu quadro de funcionários bem reduzido.
Em 2011 foi criada a
Associação dos Lojistas da Vila Germânica, com a intenção de transformar o
ponto turístico bem sucedido o ano inteiro. Com diversos tipos de lojas e suas interligações
de produtos o Empório Vila Germânica começou a tomar um novo rumo.
Os lojistas aderiram um
novo padrão, os estabelecimentos iriam abrir todos os dias, assim os clientes
poderiam comprar em todas as lojas o complemento do produto que comprou em
outra, pois, o Empório conta com lojas, restaurantes, choperias e agências.
A proposta é "Antes
de ser bom para o turista, tem que ser bom para o blumenauense." declarou
o empresário Valmir Zanetti, presidente da Associação, para a revista
Empresário.
Imagem: Daniel Zimmermann
|
Hoje em dia as lojas
estão com um quadro maior de funcionários e seus estabelecimentos estão abertos
e faturando o ano inteiro.
Alguns dos pontos que ajudaram a
fixar o Empório Vila Germânica como ponto turístico da capital da cerveja,
foram:
- Horário; as lojas que
antes não tinham um padrão de funcionamento, hoje funcionam como uma
engrenagem, onde um estabelecimento complementa o outro, oferecendo um mix em produtos que atendem todos os gostos e estilos..
- Marketing Indor; os
principais eventos de Blumenau são realizados na Vila Germânica, que fica
dentro do Empório, todo o público que for a algum deles,
certamente passará pela frente de alguma vitrine muito bem planejada e realçada
para aquela ocasião.
- Marketing Digital; em
dezembro de 2012, o Empório da Vila Germânica lançou o seu blog, com novidades
que acontecem no cotidiano dos empreendimentos e no site há o glossário de
todas as lojas que compõe a estrutura, há muita informação no ambiente virtual
e vale a pena manter-se conectado em tudo o que há de novo por lá.
- Novidades; Muitas
novidades do ramo cervejeiro passam por aqui, recentemente a revista Ein Bier teve seu lançamento oficial durante o Festival
de Botecos, antes disso, o jornal Bier Lust teve sua primeira edição
distribuída na Oktoberfest, Workshops de degustação e produção de cerveja
caseira também são realizados no local.
- Foco na satisfação; uma
receita antiga que muitos empreendedores não conseguem dar o devido valor é a
satisfação do cliente, vender é a ideia, mas vender novamente é o desafio. Uma
ótima visão dos empresários do complexo foi a criação do playground
instalado recentemente para entreter as crianças enquanto os
pais aproveitam as lojas e os pontos gastronômicos. A ideia partiu dos próprios lojistas. Ainda
neste ano foram implantadas 60 câmeras de vigilância para garantir mais
segurança aos visitantes, e também foi permitida a entrada de pets no complexo,
que anteriormente era proibida.
- Entretenimento; os
pontos gastronômicos oferecem música ao vivo todos os dias.
Foto: Reprodução |
O Empório da Vila
Germânica está crescendo junto com o movimento cervejeiro da região do Vale
Europeu, felizmente os empresários estão conseguindo alinhar as novidades do
setor com a sua realidade de negócio, os resultados estão sendo animadores,
pois, segundo Zanetti, há fila de espera para novos empreendedores que desejam
ter um estabelecimento no local.
O sucesso do Empório não
é apenas regional, durante o mês de dezembro visitaram o local mais de 100
ônibus com turistas chilenos, em um total de 188 ônibus de visitação em um
único mês, isso gerou um crescimento turístico de 27%, se comparado ao mesmo
período do ano anterior.
O público alvo do Empório
Vila Germânica deixou de ser apenas turistas em determinados períodos do ano, e
a receita de dedicação dos empresários em atender todos o ano inteiro com grande excelência, está dando certo.
EmoticonEmoticon